terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Qualidade da agua





Em aquários estabilizados, ou seja, com equilíbrio biológico, a ocorrência de doenças e a morte prematura de  peixes dificilmente ocorrem. Observando alguns cuidados básicos, utilizando testes e condicionadores para monitoramento, podemos alcançar o equilíbrio
biológico. Evite mexer excessivamente no aquário, pois além de estressar os peixes, esta prática pode levar a alterações indesejáveis da água. Os testes e condicionadores Labcon
 para monitoramento da qualidade da água fornecem resultados precisos e são de fácil manuseio e leitura.

Alguns dos cuidados fundamentais com a qualidade da água estão relacionados ao ciclo do nitrogênioe sistema de filtragem. Vamos entender este ciclo.A matéria orgânica acumulada no aquário, resultante de restos de comida, dejetos dos peixes e plantas mortas, começa a ser decomposta por ação de bactérias e fungos presentes no filtro biológico, formando a amônia (NH3 /NH4+), que é um composto tóxico para os peixes.
A decomposição continua, e a amônia, por ação das bactérias aeróbicas do gênero

Nitrosomonas, é oxidada a nitrito (NO2-), também tóxico. Seguindo o ciclo, as bactérias aeróbicas do gênero Nitrobacter oxidam o nitrito a nitrato (NO3), um composto relativamente bem menos tóxico que seus precursores e que é utilizado como nutriente por algas e plantas,fechando    assim     o        ciclo    do      nitrogênio.


Para monitorar a concentração dos derivados nitrogenados, use Labcon TestAmônia Tóxica e LabconTest Nitrito NO2-. Um teor baixo de amônia não sugere necessariamente teor também baixo de nitrito e vice-versa. Quando teores elevados forem detectados, deve-se verificara eficiência da filtragem e, eventualmente, promover sifonagens e trocas parciais de água. Também é preciso avaliar a possibilidade de excesso de alimentação ou população de peixes acima da recomendada.




Outros parâmetros relacionados à qualidade da água: Dureza Total, Dureza em Carbonatos e pH.
Os valores de dureza e pH variam muito na natureza e as exigências das espécies que se está criando precisam ser respeitadas dentro do aquário.





Dureza Total (GH):
A dureza total da água representa a concentração de diversos sais, principalmente sais de cálcio e magnésio dissolvidos na água.Quanto maior a concentração destes sais diz-se que a água é mais “dura”. Uma concentração baixa indica uma água “mole”. A dure-za da água influencia uma série de funções orgânicas dos peixes e é determinada com o uso do
Labcon TestDureza Total GH


Dureza em Carbonatos (KH):
Indica a concentração de carbonatos e bicarbonatos de cálcio e magnésio dissolvidos na água. A dureza em carbonatos está intimamente relacionada ao pH, pois indica a capacidade tampão da água, ou seja, a maior ou menor resistência em alterar o pH.Para determinar a dureza em carbonatos, usa-se o Labcon Test Dureza em Carbonatos KH.



 
pH:
O valor de pH indica o grau de acidez ou alcalinidade da água. Valores abaixo de 7,0 indicam pH ácido e valores maiores que7,0 indicam água alcalina.Quando há um equilíbrio entre as substâncias ácidas e alcalinas tem-se pH neutro (7,0). A exigência dos peixes por determinado pH varia bastante, especialmente em função do local de procedência da espécie.A maioria das espécies de peixes consegue adaptar-se bem a uma água com pH próximo do neutro. Deve-se verificar o pH pelo menos uma vez por semana,com o uso do Labcon TestpH Tropicalou ainda com Labcon Test pH Ciclídeos& Marinhos, dependendo do tipo de aquário. Em caso de necessidade, fazer as correções com a aplicação do Labcon Acid (quando a água estiver com pH acima do desejado) ou do LabconAlcali (quando a água estiver com pH abaixo do desejado).


 
OBS: Quando for corrigir o pH da água faça isso de forma lenta uma mudança brusca pode ocasionar um choque químico e causar sérios problemas aos peixes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário